quarta-feira, 11 de julho de 2012

CONSUMO CONSCIENTE


Hello gatas, como estamos? Pra quem não me conhece, sou a Ciça, a mais nova colaboradora sustentável do blog (hahah). A convite das lindezas (Vane e Bea), vou compartilhar com vocês novidades e informações sobre sustentabilidade na moda, e como nós,  doidas consumidoras podemos colaborar por um planeta melhor sem deixar de consumir e estar dentro das tendências. 
Ok querida, mas quem é você para falar sobre sustentabilidade? É, realmente não sou ninguém, sou apenas uma louca apaixonada pela criação de Deus e com uma vontade gritante de cuidar dela. Agora profissionalmente falando, fiz faculdade de moda entre outros laboratórios na área e atualmente tenho uma marca de roupas sustentáveis, o nome da marca é Almazon, por isso, venho me dedicando cada vez mais ao assunto “preservação do nosso meio”, e buscando cada vez mais informações e técnicas diferentes e inteligentes de produzir e/ou consumir. Na Almazon trabalhamos com tudo o que é reciclável ou reutilizável, e quando não conseguimos matéria prima, damos preferência para produzir as peças em cooperativas de costureiras. Nossas camisetas são feitas de malha de garrafa PET e tingidas naturalmente, em nossa página tem mais informações, corre lá e espia ;) é só clicar aqui!

Então, já que nossas conversas serão sobre CONSUMISMO SUSTENTÁVEL, vou começar dando algumas dicas simples e práticas de como ser esse exemplo de consumidora (hahah). Sem mirabolar, viajar na maionese e propor coisas impossíveis, aí vão as minhas dicas:

 

 Sim, no brechó tem coisas lindas, usáveis e com um excelente preço. Saiba aproveitar o vai e vem da moda, e garimpe peças chaves nos brechós. Com certeza em meio as peças vintage você vai encontrar várias opções e o melhor, baratíssimas.


Abra espaço para as peças que virão (delícia). Nada de ficar guardando roupas que você ACHA que um dia vai usar. Eu sugiro uma nova mania, se você comprar, por exemplo, 3 novas peças, doe 3 peças que você não usa mais e assim por diante. Assim, além de você esvaziar o guarda-roupas você vai poder ajudar a quem precisa (acredito que essa é a parte mais importante).


Chamazamiga e troquem as roupas. Você SEMPRE terá alguma peça que alguém SEMPRE quis e vice versa. Além de poder fofocar o dia inteiro com elas, né!?!?!


Preste atenção para quem você está “dando” o seu dinheiro. Escolha comprar roupas de marcas que tenham realmente preocupação com o meio ambiente. Como? Observe as etiquetas de composição das peças, e dê preferência para aquelas que utilizam tecidos orgânicos ou ecológicos.


Ao invés de comprar roupas novas, customize as que você já tem. Transforme as calças jeans em shorts, borde pedrarias nas camisetas, coloque tachas em jaquetas, nos bolsos das calças, aplique correntinhas nas regatas, dê um nó no jeans e deixe de molho no balde com água sanitária e por aí vai.


Calma gatas, não é pra ninguém virar a mulher do “Cascão”. Mas se você colocou um casaco para o trajeto até o trabalho, ou vestiu uma calça jeans para ficar em casa, muitas vezes a peça não sujou e pode ser usada novamente sem comprometer sua boa higiene. Assim você desgasta menos a roupa e economiza água. 


Por último e não menos importante, POR FAVOR SEPAREM O LIXO gentiii, não custa nada, coloque duas sacolas, uma para cada coisa (orgânico e reciclável). Assim você facilita a coleta e, materiais que demorariam anos para se decompor, viram algo útil, assim como 2 garrafas PET podem virar camiseta ;)
É isso, se cada uma fizer sua parte, será o início de um belo futuro. 

Espero que tenham gostado das dicas. Até semana que vem, com mais novidades.

Besos,

Ciça.

Um comentário:

  1. curti curti curtiiii (L) mandando bem dona merry élici! hehe (; ass. eu mesma! hohoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...